top of page

     A Escola Criativa nasceu do desejo de constituir uma proposta pedagógica que não separasse o fazer do pensar, o pensar do sentir, o sentir do ser.

    O início da proposta deu-se antes mesmo de a Criativa nascer. Do projeto de Epistemologia da Formação de Recursos Humanos, desenvolvido durante os anos 1984 e 1985, na Universidade de Uberaba, surgiu o projeto de renovação do Colégio Ricardo Misson, mantido pela Sociedade Educacional Uberabense.

     Tal projeto visava a construção de uma metodologia que privilegiasse a aprendizagem (construção de conhecimento) e não o ensino (transmissão de conhecimento).

    Nessa metodologia centrada no aluno, a aprendizagem acontece através da expressão lúdica, espontânea e criativa. Quando a criança se expressa, ela se emociona, se surpreende, se desconcerta e, então, começa a se interrogar, desejar, conquistar o conhecimento.

    De agosto de 1986 a abril de 1988, a equipe trabalhou desenvolvendo esta proposta, mas como houve uma mudança na política educacional na entidade mantenedora do Colégio Ricardo Misson, o projeto foi interrompido.

    Porém, o desejo pela concretização da proposta já havia enraizado no grupo que se uniu e buscou novas parcerias para montar a Escola Criativa de Uberaba.       Iniciou suas atividades com 64 alunos distribuídos em quatro turmas, sendo três delas de Educação Infantil e uma de primeira série do ensino fundamental.   

  A instituição iniciou suas atividades em novembro de 1988 com a finalidade de prestação de serviços na área educacional.

    A Escola Criativa de Uberaba, mantida pela Sociedade de Educação e Ensino Criativa Ltda., foi inaugurada em 03 de dezembro de 1988. Sua primeira sede foi na rua Senador Pena, nº 64, centro, em uma casa de dois pavimentos com quintal cimentado e galpão ao fundo, além de um outro espaço ao lado – o “Quintal da Vida” – com terra e pomar.

    Como a Sociedade se constituía de cinco sócias, uma assumiu a direção e as demais, as turmas acima citadas. Contratou-se uma secretária e uma funcionária para serviços gerais.

    Em 1991, a Escola Criativa alugou uma casa ao lado, nº 68, pois o espaço já não comportava o número de alunos que a cada ano aumentava de acordo com a extensão gradativa das séries. O Objetivo era chegar até a 8a série, hoje 9º ano, do Ensino Fundamental.

    Em 1995, a Escola mudou-se para a rua São Sebastião, nº 40, local onde permaneceu até 1997. No início de 1998, instalou-se no prédio onde funcionara a Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino, nesse período já contava com turmas até o 9º ano. Em 2003, com a construção de sua sede própria, mudou-se para a av. Dona Maria Santana Borges, 997, bairro Olinda, onde permanece.

HISTÓRIA DA CRIATIVA

bottom of page